Pterígio: tudo que você precisa saber

23 de janeiro de 2017
pterígio

O que é pterígio?

Pterígio é o crescimento de uma pequena membrana fibrovascular de tom avermelhado sobre a superfície ocular e que avança em direção à córnea. Normalmente ele surge no canto interno do olho, bem próximo ao nariz, e possui formato triangular.

Quais as causas dessa doença?

Apesar de vários estudos, até hoje não se sabe a causa exata para o surgimento desta doença. O que já está comprovado é que o pterígio pode ser causado por fatores hereditários ou ambientais.

A maioria dos casos vem das regiões tropicais e podem surgir pela exposição por longos períodos ao sol sem o uso de óculos escuros ou pela permanência por muito tempo em lugares com excesso de poeira.

Por estes motivos, é bastante comum que esta doença não contagiosa seja mais frequente entre pescadores, trabalhadores rurais e profissionais que trabalham com materiais e objetos que emitam muitas partículas sólidas, como poeira.

Como sei que tenho pterígio?

Os principais sintomas sentidos por pacientes com pterígio são irritação, ardência e vermelhidão no olho, além de lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz) e a sensação de haver um corpo estranho no globo ocular.

Como tratar e prevenir?

Para se prevenir do pterígio não tem segredo. É recomendado o uso de óculos escuros para proteger os olhos dos raios solares, uso de óculos de proteção para trabalhadores que estejam expostos à poeira e a outros agentes que possam causar irritação nos olhos e o uso de colírios lubrificantes quando estiver em locais secos e poluídos.

Já para o tratamento, o primeiro passo é procurar um oftalmologista para ser feito um diagnóstico que confirme a doença.

Nos casos em que o pterígio cresce muito e ameaça a visão com possíveis alterações que possam levar ao desenvolvimento de doenças – como o astigmatismo –é realizada uma cirurgia para remoção. Em casos menores, principalmente quando diagnosticada ainda no início, a doença pode ser tratada sem o procedimento; basta o acompanhamento clínico por um oftalmologista, que irá utilizar colírios e pomadas oculares para amenizar os sintomas.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Share on Facebook160Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato