Presbiopia

4 de julho de 2016
Presbiopia

A presbiopia ou vista cansada é um fenômeno que ocorre pelo enfraquecimento do cristalino com a idade. Por este motivo sua causa se dá a partir dos 40 anos.

Para enxergarmos de perto, há um mecanismo de aproximação do foco em relação aos olhos que cursa com esforço dos músculos, contraindo o cristalino e ajustando o grau para perto. Com o avanço da idade diminui o esforço desses músculos e perdemos a capacidade de contrair o cristalino, desta forma não conseguimos ajustar o foco e por esse motivo perdemos a capacidade de enxergar perto.

Entre os sintomas da presbiopia estão: dores de cabeça, dificuldade para ajustar o foco, imagens borradas, cefaleia, desconforto visual e fadiga dos olhos.

Por ser uma doença que esta atrelada ao avanço da idade, recomenda-se a partir dos 40 anos o paciente organize-se para que vá pelo menos uma vez ao ano no oftalmologista. A realização de exames além de diagnosticar se o paciente tem Presbiopia permite também a verificação de outras doenças que possa surgir relacionadas à idade como a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular.

Ainda não foi criado um tratamento que corrija a Presbiopia de forma definitiva. Sendo assim a melhor forma de tratar é  a utilização de óculos multifocais ou lentes de contato.

Hoje há vários tipos de lentes corretivas disponíveis. Por isso é importante consultar o oftalmologista. É ele o profissional especializado no assunto e que pode lhe orientar corretamente. Em alguns casos o oftalmologista pode recomendar uma lente de contato para cada olho, chamada de monovisão. Assim, um olho tem uma lente para ver de longe, enquanto o outro usa uma lente para enxergar de perto.

Para aprender mais sobre a Presbiopia, confira esse vídeo em inglês.

 

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato