Óculos de sol falsos: veja os riscos para a visão

5 de fevereiro de 2018
óculos de sol falsos

Proteção é bom sempre, independentemente da estação do ano. Nos dias ensolarados do verão, nos preocupamos também em usar óculos escuros. Afinal, não adianta passar protetor solar e usar chapéu ou boné se os olhos não estiverem seguros contra os raios ultravioleta. Uma boa proteção é importante e só é possível se as lentes bloquearem radiações UVA e UVB – o que as falsificadas não fazem.

Riscos dos óculos de sol falsos

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Óptica, 7 milhões dos 24 milhões de óculos escuros produzidos no país são piratas. Confeccionados sem nenhum critério legal, eles interferem diretamente na saúde dos olhos: causam a dilatação da pupila e não oferecem proteção alguma contra os raios solares. Juntos, esses dois fatores são um perigo, pois a radiação entra facilmente e em grande quantidade nos olhos, o que pode gerar queimaduras na retina e abrir caminho para doenças. Pterígio, catarata e degeneração macular são alguns exemplos.

Por mais que seja tentador comprar um modelo bonito e da moda no camelô, nunca se esqueça de que o barato pode sair caro. Não brinque com a saúde dos seus olhos!

Como escolher óculos de sol?

É importante levar alguns fatores em conta ao realizar a compra dos óculos de sol. As lentes de boa qualidade devem ter certificado de proteção contra raios ultravioleta e bloquear a radiação gama, além de formato e refração adequados para não prejudicar a visão. Para não correr riscos, compre-os em uma ótica de referência; esses lugares costumam vender produtos com os filtros necessários.

Se você tem problemas na visão, o ideal é consultar um oftalmologista antes de adquirir os óculos de sol. Esse profissional detecta a necessidade de correção e indica as lentes mais adequadas para cada situação.

Usar bons óculos de sol garante a proteção e a saúde da sua visão. Não se esqueça de sempre pedir certificado comprovando a qualidade das lentes. E aproveite o verão!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato