O que você precisa saber sobre Edema Macular Diabético

17 de Maio de 2018
edema macular diabetico

Levar um estilo de vida saudável vai muito além dos benefícios estéticos que ela proporciona. Cuidar da saúde significa também a redução do risco e complicações de doenças, entre elas o diabetes.

O diabetes fora de controle pode levar a várias doenças oculares que, às vezes, podem causar danos permanentes. Nós já falamos sobre retinopatia diabética em nosso blog e, neste post falaremos sobre o edema macular diabético, uma complicação da retinopatia diabética.

O que é edema macular diabético?

O edema diabético é uma complicação muito comum do diabetes e refere-se ao inchaço de algumas partes do corpo devido à retenção de água. Os locais mais comuns em que esse inchaço ocorre são as pernas, afetando os tornozelos, pés e joelhos. Muitas vezes, é causado quando a pessoa portadora de diabetes passa por longos períodos em pé.

Também relacionado com a retenção de água e inchaço, o edema macular é um acúmulo de líquido na área central da retina, chamada mácula. Como resultado, o acúmulo de fluido faz com que a mácula inche e engrosse. O que causa essa condição é a retinopatia diabética, que se refere ao vazamento de vasos sanguíneos no olho.

Quando esses vasos sanguíneos vazam, o fluido é armazenado no olho e não tem para onde ir. Quando a retinopatia diabética é deixada sem tratamento, pode desencadear edema macular.

A doença também pode ocorrer após cirurgia ocular, em associação com a degeneração macular relacionada à idade. Em essência, qualquer doença que danifica os vasos sanguíneos da retina pode causar edema macular.

O edema macular é dividido em dois tipos: focal e difuso. O focal ocorre quando há anormalidades nos vasos sanguíneos; enquanto o difuso ocorre devido ao inchaço de vasos sanguíneos muito finos chamados capilares retinianos.

Sintomas

O edema macular diabético requer atenção pois na maioria dos casos os pacientes apresentam poucos ou nenhum sintoma. Se você já tem retinopatia diabética, talvez queira ficar atento a sintomas como:

Visão central turva: a visão terá um tom rosado, como se você estivesse olhando literalmente através de um óculos cor-de-rosa

Visão “ondulada”: onde objetos como molduras de portas ou janelas, que normalmente têm linhas retas, parecerão onduladas

Como é diagnosticado?

Há uma série de exames que procuram anormalidades na retina.

Teste de acuidade visual

Comumente usado para identificar a perda de visão, especialmente como resultado de edema macular. O teste usa um gráfico padronizado com linhas e letras que diminuem de tamanho, de cima para baixo. O oftalmologista examina cada olho separadamente.

Mapeamento de retina

Este teste permite que seu oftalmologista examine a retina mais profundamente. O exame com dilatação das pupilas fornece informações adicionais sobre a condição da mácula e ajuda a detectar a presença de vazamentos ou cistos nos vasos sanguíneos.
Angiografia com Fluoresceína

Se outro teste indicar edema macular, seu médico pode optar pelo angiografia com fluoresceína. Aqui, um corante é injetado em seu braço e uma câmera registra a retina quando o corante viaja através dos vasos sanguíneos. Relata a gravidade da sua condição.
Tomografia de coerência óptica- OCT

Este teste usa uma luz especial e uma câmera para visões detalhadas das camadas celulares da retina. Ele detecta a espessura da retina e, portanto, é útil para determinar a quantidade de inchaço na mácula. Por isso, ajuda o seu médico a acompanhar o progresso do seu tratamento.

Qual o tratamento para edema macular diabético?

Uma vez diagnosticado, seu médico irá prescrever o tratamento de acordo com a gravidade e o tipo de condição. Primeiro de tudo, o tratamento terá como objetivo as causas subjacentes, como diabetes ou pressão alta, seguidas de tratamento que lida com danos à retina. Há uma variedade de métodos para administrar a doença, desde o laser até a terapia medicamentosa. Portanto, consulte seu oftalmologista para determinar o melhor curso de ação para você.

Como dissemos anteriormente, um estilo de vida saudável é importante por muitos motivos. Dieta adequada e exercício são sua melhor defesa contra a aquisição das doenças subjacentes que podem causar edema macular.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato