O que é Retinopatia Diabética?

4 de agosto de 2016
retinopatia_daibetica

Aqui no Portal da Visão, em um outro texto, já falamos sobre a retinopatia da prematuridade. Hoje o assunto é a retinopatia diabética, uma doença que pode acometer até 65% dos diabéticos.

Primeiramente, é preciso deixar claro que somente poderão ter retinopatia diabética pessoas que tenham diabetes. O diabetes é uma doença crônica na qual o organismo não produz insulina ou possui resistência à insulina produzida.

Dito isso, a retinopatia diabética afeta os vasos sanguíneos dos olhos. Ela promove o acúmulo de um material anormal que gruda nas paredes dos vasos na retina. Esse acúmulo promove o estreitamento e o surgimento de microaneurismas. Esses microaneurismas causam o rompimento desses vasos, provocando hemorragia e a infiltração de gordura no fundo do olho.

Formas da retinopatia diabética

São duas as formas de retinopatia diabética: proliferativa e a exsudativa. Na proliferativa surgem novos vasos sanguíneos. Porém, eles são muito frágeis e podem se romper facilmente. Outro problema desse vasos é que eles podem causar um descolamento da retina. Já na retinopatia exsudativa a gordura e a hemorragia atingem a mácula (parte da retina responsável pela visão central). Vale destacar que em ambos os tipos o paciente pode ter a perda parcial ou total da sua visão.

Como é uma doença difícil de ser percebida pelo paciente, recomenda-se que pessoas portadoras de diabetes façam exame de fundo de olho anualmente com o seu oftalmologista. Para o diagnóstico da doença é necessária a realização do mapeamento de retina. É importante, pois as alterações percebidas nos vasos do fundo do olho com esse exame, são as alterações presentes nos pequenos vasos de todo o corpo.

A retinopatia diabética é um exemplo de doença que nos atenta para os cuidados necessários com a nossa saúde. Afinal, cada vez mais está comprovado que as doenças crônicas não afetam somente o órgão ou o sistema em que elas agem, mas sim todo o nosso organismo. Em um próximo post mostraremos os sintomas e as formas de tratamento.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato