Moscas volantes: O que você precisa saber em 4 perguntas e respostas

8 de setembro de 2016
moscas_volantes

Imagine a situação. Você está tranquilo e repentinamente começa a enxergar uns pontinhos pretos de diferentes formas. Desconfortável e assustador não é mesmo?

Mas calma! Para tudo há uma resposta e isso que está acontecendo com a sua visão é o que os oftalmologistas chamam de moscas volantes.

Então a pergunta é:

O que são Moscas Volantes?

Moscas volantes são pequenos pontos ou manchas, que possuem variados formatos e se movimentam na sua visão.

E como elas são formadas?

Elas se formam a partir de pequenos rompimentos do vítreo (um gel que preenche a cavidade do globo ocular).

Esses pequenos fragmentos são criados, na maioria das vezes, pelo avanço da idade. Ou seja, à medida que passamos a envelhecer, o vítreo começa  a perder a rigidez e se torna mais líquido. Esses pedaços mais líquidos se soltam e começam a flutuar na cavidade ocular. No entanto, pode acometer pessoas mais jovens também.

É importante destacar que, embora pareça que as moscas volantes estejam na frente dos seus olhos, elas estão flutuando na cavidade ocular. Na verdade o que você vê são as sombras delas projetadas sobre a retina, de acordo com o movimento dos seus olhos.

Existem outras formas de se ter moscas volantes?

Sim, elas também podem ser decorrentes de hemorragias e inflamações na retina, descolamento de retina, problemas nos vasos sanguíneos e até o acúmulo de outros materiais nos olhos durante a sua formação, antes do nascimento.

Devo ir ao oftalmologista?

É importante ao surgimento das moscas volantes que você consulte um oftalmologista. Em alguns casos, as moscas volantes podem ser sinal de uma doença já existente ou descolamento da retina que, quando não tratada, pode levar a cegueira.

Por não ser considerada uma doença, a grande maioria dos casos das moscas volantes não precisa de tratamento. Com o tempo, quem as possui se adapta e consegue ignorá-las e muitas vezes o próprio organismo absorve as partículas. Porém, quando as moscas volantes são grandes ou em grande quantidade e impedem a visão, recomenda-se o uso de terapia à laser ou cirurgia.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest