Lentes intraoculares: o que é e como funcionam?

8 de dezembro de 2016
lentes_intraoculares-destaque

O que é?

A lente intraocular é uma lente artificial implantada pelo oftalmologista para substituir o cristalino do olho que precisa ser removido, quando se torna turvo e opaco. Elas foram criadas em 1949 pelo médico inglês Harold Ridley, e a principal função das lentes intraoculares é a de focalizar a luz na retina dos olhos, como um olho saudável naturalmente faz.

Como funcionam as lentes intraoculares?

Elas funcionam atuando na substituição do cristalino, que é a lente natural dos olhos, que sofre opacificação ao longo dos anos, a conhecida catarata.

Até o momento não existe tratamento clínico que reverta o processo de desenvolvimento da catarata.

No momento em que o paciente com catarata tenha sintomas que justifiquem a correção, está indicada a cirurgia. Por falar em cirurgia, conheça o nosso diferencial na cirurgia de catarata.

Assim o nosso cristalino é substituído por uma lente sintética com tecnologias distintas e variadas.

Cada paciente tem características oculares específicas, e para cada caso há uma lente apropriada.

 

Todos esses problemas podem ser corrigidos com a lente implantada na cirurgia.

Óculos multifocais são, muitas vezes, difíceis de se acostumar. Eles apresentam o inconveniente da variação do grau ao longo da superfície da lente dos óculos. A cirurgia de catarata com correção da presbiopia é muito mais agradável que usar óculos multifocais porque a tecnologia empregada nessas lentes fornece maior qualidade visual. Anéis alternados na estrutura das lentes permitem esse conforto. Entenda na imagem abaixo

lentes-intraoculares

Cada anel visível na lente fornece imagem específica para diferentes distâncias, assim ocorre a independência dos óculos para longe e perto. Assim, após o implante das lentes intraoculares o paciente volta a realizar as suas atividades cotidianas como dirigir, ler e até mesmo praticar esportes sem forçar a sua vista.

E não se esqueça ao surgimento dos primeiros sinais de opacidade do cristalino, consulte o seu oftalmologista.

 

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato