Exames oftalmológicos ajudam a detectar outras doenças do corpo humano

13 de fevereiro de 2017
corpo-humano-exames-oftalmologicos

Se você acompanha o Portal da Visão, sabe que nós destacamos a importância de visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Realizar uma consulta anual com um especialista permite fazer um acompanhamento da saúde ocular e realizar exames preventivos e de rotina.

Porém, uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que exames de visão possibilitam a identificação de outras doenças em nosso organismo – mesmo aquelas que não têm origem no sistema ocular.

Várias são as enfermidades que podem ser detectadas pelos exames oftalmológicos; entre elas, estão doenças:

  • Infecciosas;
  • Cardiovasculares;
  • Reumáticas;
  • Neurológicas.

Todos esses diagnósticos são possíveis porque o olho é o único órgão do corpo humano em que os médicos podem visualizar o tecido neural e os vasos sanguíneos sem realizar qualquer intervenção.

Assim, infecções que ocorrem em outras partes do nosso organismo, como a tuberculose, o HIV e a sífilis, podem ser detectadas por meio de um exame ocular.

Fundo de olho e exame de retina

Para exemplificar tudo isso, podemos destacar o exame de fundo de olho e o exame da retina. O exame de fundo de olho, além de indicar importantes alterações no sistema ocular, ajuda a detectar doenças como a hipertensão e a diabetes. Já o exame de retina permite identificar problemas vasculares, como a obstrução de carótidas, e neurológicos, como a esclerose múltipla.

Aproveite suas férias e vá ao oftalmologista

Por mais que você ache que sua visão está boa e que consegue enxergar tudo muito bem, separe algumas horas do tempo livre para cuidar da saúde e ir ao oftalmologista. E não se esqueça! Leve também as crianças. ao oftalmopediatra. Durante essa fase, é importante que qualquer alteração visual seja detectada precocemente para permitir um desenvolvimento normal da visão.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato