Dicas para você acertar na compra dos seus óculos escuros

28 de dezembro de 2017
óculos escuros

Em outro post aqui no Portal da Visão, nós destacamos a importância de usar óculos escuros. Hoje vamos mostrar algumas dicas para você acertar na hora de comprar os seus. Vamos lá!

Quais as vantagens de usar óculos escuros?

Muitos estudos evidenciam que a exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças oculares. Por isso, o uso de óculos de sol, que protegem contra os raios nocivos, é indicado pelos especialistas.

Doenças oculares causadas pelo sol

A principal função dos óculos escuros é proteger a visão dos raios ultravioleta (UV) A e B. A exposição em excesso afeta a retina – localizada no fundo do olho e, a longo prazo, pode causar degeneração macular relacionada à idade.

Os raios UV também podem facilitar a formação do pterígio, pequena membrana fibrovascular de tom avermelhado que cresce sobre a superfície ocular e avança em direção à rnea, causando ardor e sensação de areia nos olhos.

Outra doença frequente e que costuma ocorrer mais precocemente em indivíduos expostos ao sol e sem proteção é a catarata que é a perda de transparência do cristalino, que se torna opaco e rígido.

Bonés e filtro solar

Chapéus, bonés e protetores são companheiros indispensáveis no bloqueio dos raios solares. Mas atenção: usar um deles não te isenta de usar o outro.

Um problema do boné é o fato de proteger apenas a testa e o couro cabeludo, deixando de fora as orelhas e boa parte do rosto. Por este motivo, o ideal é usar um chapéu de abas largas. Modelos furados, como os de crochê ou de palha natural, não são indicados.

Outra opção para dias muito ensolarados são os chapéus e roupas que vêm com filtro solar. Com um valor médio de R$ 50,00 esses acessórios vão perdendo a função devido às lavagens, mas duram bastante tempo.

Quais são as principais qualidades que os óculos escuros devem ter?

É importante destacar que o fato das lentes serem escuras não garante a proteção adequada contra os raios UV. Os modelos bons devem:

1. Proteger os olhos da ação dos raios ultravioleta (UVA e UVB);

2. Apresentar a cor da lente satisfatória;

3. Reduzir a luz visível;

4. Proteger os olhos contra reflexos ofuscantes;

5. Eliminar frequências específicas (para melhorar o contraste);

6. Ser confortável, com uma armação leve e do tamanho adequado ao rosto do usuário;

7. Possuir grau, quando necessário, para o indivíduo enxergar melhor. Neste caso, a pessoa pode escolher colocá-lo na lente escura ou fazer uma fotossensível – fica clara em ambientes escuros e escurece nos claros.

E qual a melhor cor para as lentes e modelo ideal de armação?

A resposta é simples: não há cor ou modelo de armação ideal. O importante é que tanto a lente quanto a armação sejam de bons materiais e de qualidade. Sem distorções e com proteção aos raios UV comprovada.

Para quem tem olhos mais sensíveis à luz, as lentes de cores escuras são as mais recomendadas – pois elas ajudam a diminuir a fotofobia. Óculos de sol com hastes laterais mais grossas ajudam a proteger os olhos do ressecamento causado pelo vento em locais como os calçadões das praias e montanhas. Já modelos com lentes muito curvas podem provocar efeitos prismáticos, causando enjoos e tonturas.

Cor das lentes: cada cor tem uma função?

Antes de comprar os óculos é preciso analisar as diferentes colorações disponíveis de lentes.

As fumês e marrons são as mais indicadas para os dias claros, pois destacam detalhes e contrastes.

As de cor amarela e laranja realçam os contrastes e as profundidades, sendo boas para usar pela manhã ou no final do dia.

As lentes azuis são boas para dias nublados e o fim da tarde.

As cinzas, por serem de cor neutra, são recomendadas para locais de intensa luminosidade e, por fim, as vermelhas e rosas podem ser usadas em qualquer momento devido ao seu caráter fashion.

lentes coloridas

O que são Lentes Polarizadas?

Lentes polarizadas são as que, além de proteger os olhos dos raios UV, também protegem contra o brilho, eliminando a radiação refletida. Essa redução diminui a fadiga ocular.

São fáceis de serem identificadas, pois têm uma cor azul metálica na parte de dentro dos óculos. As lentes polarizadas são indicadas a esportistas, motoristas, paisagistas e pescadores.

Óculos esportivos

Verão e esportes é uma combinação perfeita. Para não correr nenhum risco, use óculos. São comuns os casos de acidentes oculares provocados por bolas, raquetes, grama e areia. Cerca de 90% dos acidentes podem ser evitados se as pessoas estiverem usando óculos.

Se você usa óculos e for praticar esportes na praia, uma boa alternativa é colocar grau nos de sol. Pessoas com miopia, astigmatismo ou hipermetropia não devem usar lente nessa ocasião, pois o risco de contaminação aumenta. Em outros momentos, é possível usar a lente e os óculos de sol sem grau por cima. Aproveite seu verão!

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Share on Facebook25Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato