Descubra as principais partes do olho humano

14 de setembro de 2017
partes-do-olho

Composto por partes com funções bem definidas e que, combinadas, permitem-nos enxergar a vida e suas maravilhas, o olho humano é um dos órgãos mais delicados e complexos do corpo humano.

Mesmo sendo tão pequeno, o olho tem muitas partes. Você sabe quais são elas? Se a sua resposta foi não, continue conosco, conheça as principais e veja o que faz cada uma delas.

Córnea

É a parte mais externa do olho, formada por um tecido transparente e é formada por 5 camadas: o epitélio, camada de Bowman, estroma corneano, membrana Descemet e o endotélio corneano. Ela possui uma curvatura não regular, onde a região central é mais plana que as outras. Sua função é focalizar a luz que chega aos olhos humanos.

Coróide

Bastante vascularizada, a coróide é a camada intermediária do olho. Seus vasos sanguíneos são os responsáveis por levar nutrientes e oxigênio às células da retina.

Corpo ciliar

O corpo ciliar fica entre a retina e a íris e é formado por duas partes: a pars plicata e a pars plana. Na pars plicata estão os processos ciliares, que são os responsáveis pelo humor aquoso. Já a pars plana é a região preferida pelos oftalmologistas para injetar medicações nos olhos, pois não tem estruturas tão importantes – o que reduz o risco de lesões.

Cristalino

Situado atrás da pupila, o cristalino é caracterizado por ser uma estrutura elástica e de consistência gelatinosa. Ele é a lnte natural do olho responsável por focalizar a luz que passou pela pupila e formar as imagens na retina. Sendo mais sucinto, podemos dizer que o cristalino é a parte do olho que faz o ajuste do foco para que você possa ver os detalhes de um objeto ou ler um livro, por exemplo. Esse ajuste acontece através da flexibilidade do cristalino.

Esclera

Ligada à córnea, é a parte branca do olho. Possui duas funções: proteger a estrutura ocular e fixar os músculos extra oculares, responsáveis pelos movimentos dos olhos.

Humor Vítreo

Situado na parte interna do globo ocular, o humor vítreo é uma estrutura gelatinosa que possui um volume médio de 4 ml. Com o passar dos anos, sua estrutura mais densa passa a ficar mais líquida, podendo acarretar em um descolamento do humor. Isso leva à percepção de pequena manchas na visão, conhecidas como moscas volantes.

Íris

A íris é a parte mais escura do olho (para quem tem olhos castanhos) ou colorida (para olhos azuis ou verdes). Em sua abertura central está a pupila, que abre conforme a luminosidade do ambiente. Ou seja: quanto mais luz disponível, menos ela se dilata; quanto menos luz, mais se dilata.

Nervo óptico

O nervo óptico é composto por fibras dos neurônios que se criam a partir da retina e juntam-se para formá-lo. Ele liga o olho ao sistema nervoso central, permitindo que o estímulo luminoso chegue ao cérebro para ser interpretado.

Pálpebras

Divididas em pálpebra superior e inferior, são as membranas que recobrem os olhos. Elas são finas dobras de pele e músculo que cobrem e protegem os olhos. Outra função das pálpebras é ajudar a espalhar a umidade das lágrimas na superfície dos olhos evitando o ressecamento.

Retina

A camada mais interna do olho é a retina, onde se formam as imagens que são vistas pelos seus olhos. Para isso, um fino tecido nervoso transmite as imagens para o cérebro através do nervo óptico. No centro da retina está a mácula, que é a parte responsável pelas cores e detalhes.

 

Essas são as principais partes do olho humano! Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós aqui nos comentários e, para mais informações sobre a sua visão e saúde ocular, acompanhe o nosso trabalho no Facebook e no Instagram.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato