Conheça os sintomas e o tratamento para Retinopatia Diabética

19 de setembro de 2016

A Retinopatia Diabética é uma doença no fundo do olho causada pelo Diabetes. Estima-se que no Brasil cerca de 9 milhões de pessoas tenham a doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Aqui, no Portal da Visão, já falamos entro outro post o que é a Retinopatia Diabética, hoje nos interessa mostrar os sintomas e o tratamento dessa doença.

Sintomas

Assim como muitas outras doenças do sistema ocular, a Retinopatia Diabética pode se manifestar com:

  • Dificuldade para leitura;
  • Moscas volantes;
  • Perda da visão periférica;
  • Pressão aumentada nos olhos;
  • Visão embaçada
  • Visão dupla (diplopia)

Além desses sinais, há outro sintoma que é o surgimento de manchas na visão. Essas manchas surgem quando há vazamento de sangue ou algum outro líquido nos olhos, causando a perda temporária ou permanente da visão de acordo com o grau da lesão.

Tratamento

Identificar a doença ainda em sua fase inicial é crucial para se obter sucesso no tratamento. Portanto, a principal dica é marque uma consulta com o seu oftalmologista todos os anos. Afinal, prevenir é o melhor remédio além de ser o tratamento mais econômico.

Entre os tratamentos para a doença está a aplicação de fotocoagulação com laser, que elimina esses novos vasos criados pela forma proliferativa da doença, além de reparar os vasos sanguíneos que apresentem alguma ruptura. Existem também injeções de medicações que controlam a proliferação dos vasos, essas injeções são aplicadas em ambiente hospitalar no próprio olho.

Outro método é a realização de cirurgia para retirada do sangue que esta no vítreo, a chamada vitrectomia.

É importante ressaltar que por ser uma doença decorrente da Diabetes, entre as formas de tratamento da Retinopatia Diabética estão alguns cuidados que o portador de Diabetes deve ter. Portanto, cuidar da alimentação, fazer o controle das taxas de glicemia, diminuir ou parar de fumar também são tratamentos que ajudam no combate a Retinopatia Diabética. Mantenha um acompanhamento com seu endocrinologista. Os índices de açúcar no sangue bem controlados são a melhor forma de evitar qualquer complicação do diabetes!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato