Como se formam as lágrimas?

6 de novembro de 2017

Importantes para a saúde ocular, as lágrimas têm como principal função manter os olhos lubrificados. Além disso, elas auxiliam na proteção, pois permitem que substâncias irritantes e pequenas partículas não entrem em contato com os seus olhos.

Causadas por alegria, prazer, amor, empatia, felicidade, sofrimento, dor ou tristeza, as lágrimas também podem aparecer a partir do reflexo de outras reações do corpo humano, como risos e bocejo.

Formadas por três diferentes camadas, as lágrimas criam um biofilme que cobre a córnea – a parte mais externa do globo ocular. Essas camadas são:

1 – Camada aquosa: Formada por mais de 60 diferentes substâncias, dentre as quais anticorpos, bactericidas, aminoácidos e enzimas, ela promove a uniformidade do biofilme, que cobre toda a superfície dos seus olhos e combate às infecções.

2 – Camada lipídica: produzida pelas glândulas de Meibômio, é a responsável por formar uma barreira oleosa que circunda as lágrimas, impedindo-a de escorrer pelo rosto.

3 – Camada de mucina: é a camada que protege e recobre a córnea, facilitando a distribuição da lágrima por toda a superfície ocular.

diagrama lágrimas

 

O lacrimejamento é feito pelas glândulas que secretam a lágrima. A lágrima quando produzida flui por canais chamados de dutos excretórios para o espaço entre as pálpebras. Quando você pisca todo o líquido é espalhado para se acumular no ponto lacrimal, que fica no canto interno dos seus olhos, por onde escoa através do ducto nasolacrimal, na direção das fossas nasais.

É importante destacar que a qualidade e nitidez da visão é afetada diretamente pela lágrima. Fatores como alterações na composição bioquímica, produção em excesso de lágrima ou ressecamento ocular podem levar ao surgimento de doenças. Por isso, se você perceber alguma anormalidade procure um oftalmologista!

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários. Em breve iremos falar mais especificamente sobre o lacrimejamento e os seus tipos.

Salvar

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato