Colírios: o que você precisa saber em 5 perguntas e respostas

8 de janeiro de 2018
colírios

Muitas pessoas costumam usar algum tipo de colírio indicado por um amigo ou familiar, sem a prescrição de um oftalmologista. Essa prática, no entanto, pode prejudicar os olhos. Colírio também é remédio!! E para você saber o que é certo e o que é errado sobre os colírios, confira nosso post com 5 perguntas e respostas:

O que é o colírio e para que serve?
Os colírios
são medicamentos feitos especificamente para serem pingados nos olhos, agindo sobre diferentes problemas que acometem a visão.

Podem tratar infecções e inflamações; diminuir a pressão dos olhos e auxiliar na lubrificação. Os tipos mais comuns de colírio são: anestésicos, antialérgicos, lubrificantes, vasoconstritores e antiinflamatórios, com e sem corticoides.

Qualquer pessoa pode usar colírio?
Não. Os colírios são medicamentos e por isso só podem ser utilizados quando receitados por um oftalmologista – até mesmo os lubrificantes, que são vendidos nas farmácias sem a necessidade de receita médica.

Colírio em excesso faz mal aos olhos?
Sim. O uso inadequado de um colírio pode levar ao desenvolvimento de doenças oculares como o glaucoma e a catarata. Entretanto, os colírios são extremamente seguros quando usados de forma correta e indicados por um médico.

Eles podem ser aplicados à vontade?

Não. O limite é definido pelo tratamento que está sendo realizado. São muitos os colírios existentes. Alguns devem ser pingados somente uma vez ao dia e outros mais de uma vez. Mesmo colírios lubrificantes podem ter limite de uso diário se possuírem conservantes. Portanto, siga as orientações do seu oftalmologista e aplique somente a quantidade necessária para o seu tratamento.

E qual a forma correta de se pingar o colírio?
Primeiramente, lave bem as mãos antes da aplicação, pois elas que trazem os germes que podem contaminar os olhos e causar infecção. Após a lavagem, o recomendado é inclinar a cabeça para trás, puxar levemente a pálpebra inferior, posicionar o frasco em cima do olho sem encostar e pingar a quantidade correta.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato