Ceratocone

14 de junho de 2016
Ceratocone

O Ceratocone é uma alteração do meio transparente mais externo dos nossos olhos, a córnea, afetando a sua espessura e o seu formato. É uma dilatação ou abaulamento, que torna a córnea bicuda. Esse bico de formato similar a um cone, causa irregularidades na superfície corneana, causando miopia e astigmatismo.

Essa mudança na córnea faz com que a pessoa passe a ver imagens borradas, sem foco, distorcidas e até mesmo duplicadas. Esses são os sintomas mais comuns do Ceratocone.

O diagnóstico desta doença é determinado pela realização de exames objetivos, como por exemplo, a topografia e a tomografia da córnea e as características do sistema ocular do paciente. Por este motivo, é importante que você vá ao seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para realizar os exames de rotina e verificar a saúde dos seus olhos.

Atento ao objetivo de garantir conforto e melhora da visão do paciente, para o tratamento do Ceratocone segue-se uma ordem que é: óculos, lentes de contato, crosslinking de colágeno e transplante de córnea.

Quando a doença esta estável, trata-se o paciente com uso de óculos. A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma melhora na visão do paciente, as lentes de contato passam a ser a próxima alternativa. Para o tratamento de Ceratocone, geralmente utiliza-se as lentes rígidas, que irão corrigir o problema e proporcionar conforto.

Já nos casos em que esse cone está progredindo deve se avaliar a indicação do crosslinking de colágeno, com o objetivo de estacionar a doença. O crosslinking é a ligação de colágeno da córnea com a riboflavina. Esse processo enrijece a córnea em 5 vezes e evita a progressão.

Se o Ceratocone não for tratado, com o passar do tempo a córnea vai afinando até que se torne opaca, neste caso só o transplante de córnea pode resolver.

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato