Carnaval: cuide dos olhos e aproveite a folia

8 de fevereiro de 2018
carnaval

O Carnaval é uma das datas mais aguardadas por quem gosta de aproveitar os dias de folia. Para curtir todas as coisas boas que a festa tem a oferecer nada melhor que uma fantasia perfeita com tudo que se tem direito: peruca; roupas; maquiagem e lentes. Contudo, em meio a tanto tumulto, é importante tomar alguns cuidados, principalmente, em relação aos olhos. Veja algumas dicas:

Lentes de Contato – se você usa lentes de contato, tenha a mão um kit com estojo, espelho e loção de limpeza. Pode ser necessário que no meio da folia você tenha que retirar as lentes e para fazer isso de forma segura, você vai precisar desses acessórios.

Conjuntivite – calor, suor e o acúmulo de gente em um único ambiente, são fatores perfeitos para uma das doenças oculares mais comuns dessa época, a conjuntivite. Para evitá-la, higiene acima de tudo. Mantenha as mãos limpas, evite compartilhar objetos como óculos, máscaras, maquiagens e toalhas e não coce os olhos.

Óculos de Sol e chapéu – para curtir o carnaval na rua, embaixo de muito sol, não esqueça dos óculos escuros. A radiação solar acelera o processo de desenvolvimento de muitas doenças oculares como a catarata. Portanto, utilize óculos e se possível complemente a sua fantasia com um chapéu, eles aumentam a área protegida. Outro bom motivo para se usar óculos são os sprays de espuma. Alguns desses produtos contém substâncias tóxicas que podem irritar em contato os olhos.

Maquiagem e glitter – se você quer caprichar na maquiagem use produtos de boa procedência e não compartilhe objetos como lápis, cílios e rímel. Já o glitter, pode entrar nos olhos, causando vermelhidão, irritação e coceira. Além disso, pode provocar pequenas lesões oculares. Caso aconteça de glitter entrar nos seus olhos, lave com água corrente e se persistir o incômodo procure um oftalmologista.

Traumas oculares –  no meio de tanta alegria, infelizmente acidentes podem acontecer. Traumas oculares podem ocorrer e se você sofrer algum, e aparecer algum sintoma como visão embaçada ou manchas escuras, procure um oftalmologista imediatamente.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato