Atividades físicas reduzem o risco de glaucoma

22 de janeiro de 2018
atividades físicas

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliou aproximadamente 10 mil pessoas a partir dos 40 anos e descobriu que nas mais ativas – que praticam atividades físicas com regularidade – a incidência de glaucoma era significativamente menor.

Essa descoberta é importante porque, até algum tempo atrás, ainda não se acreditava que um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios, auxiliasse na prevenção ao glaucoma.

Uma das doenças que mais causam cegueira irreversível, ela é causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. Isso provoca lesões no nervo óptico e afeta a visão, provocando uma perda gradual do campo visual difícil de ser notada antes de o paciente atingir um estágio avançado do glaucoma.

A pesquisa ainda não trouxe uma resposta definitiva sobre os benefícios de se exercitar e a relação com uma boa visão, mas ela aponta para alguns pontos interessantes – como explica a oftalmologista Lisia Aoki. “Sabemos que um dos fatores importantes para desenvolver o glaucoma é o fluxo de sangue que o nervo óptico recebe. A partir daí, concluímos que quadros que alterem a circulação nessa região, como pressão alta ou diabetes, podem aumentar o risco de a doença aparecer”.

Desta forma, atividades físicas como a caminhada – que combate esses males crônicos – contribuem para a prevenção do glaucoma.

Para tratar o glaucoma

Além de praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável, é importante fazer exames preventivos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos da doença no mundo todo. Por isso, visite o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. No geral, usam-se colírios e, para alguns casos, medicamentos via oral. Em situações mais específicas, em que a doença encontra-se em um quadro avançado ou a pressão intraocular não pode ser controlada apenas com colírios, é necessária a realização de uma cirurgia.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Share on Facebook15Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato