Acidentes oculares domésticos: como evitar sustos

2 de abril de 2018
acidentes oculares domésticos

Quando pensamos na casa onde vivemos, normalmente associamos esse local com segurança e, por conta disso, é normal pensar que não estamos suscetíveis a perigos nesse ambiente. Apesar de não existirem estudos que apontem com exatidão o número aproximado de adultos e crianças vítimas de acidentes oculares domésticos no Brasil, sabemos que esse tipo de acidente ocorre com muita frequência. Quase metade de todos os ferimentos nos olhos relatados são causados ​​por atividades em casa, como reparos de rotina e atividades como cozinhar e limpar a casa.

Tipos de acidentes oculares domésticos

Nossos olhos são responsáveis por um dos sentidos mais importantes e valiosos do corpo humano, por isso protegê-los é fundamental.

Quando falamos em acidentes oculares domésticos, a maioria ocorre devido à falta de cuidado e podem causar desde lesões superficiais até danos irreversíveis na visão. Os traumas oculares decorrentes desses acidentes podem ser classificados em dois tipos: químicos e contusos.

Traumas químicos

Causam queimaduras oculares. A utilização de água sanitária e outros produtos de limpeza são responsáveis pela maioria dos traumas químicos que acontecem em casa. Dependendo do produto que entra em contato com a visão, o epitélio (camada fina e superficial da córnea) pode ser afetado.

Traumas contusos

Acontece quando há trauma de objetos nos olhos ou pancadas violentas. Os objetos causadores mais comuns são utensílios domésticos como tesoura, faca de ponta, em muitos casos, até brinquedos. Esse tipo de trauma pode provocar diversas lesões nos olhos, dependendo de sua intensidade, desde uma simples inflamação (uveíte) até lesões severas como o descolamento de retina, glaucoma e catarata.

Prevenção de acidentes oculares em casa

Estar atento e sempre tomar cuidado ao realizar atividades perigosas evitará a maioria das lesões oculares domésticas. Mesmo assim, ainda haverá ocasiões em que acidentes e lesões possam acontecer. Considere tomar algumas dessas medidas de segurança em casa para diminuir ainda mais os riscos:
– Leia os rótulos de produtos químicos e produtos de limpeza com cuidado e não misture produtos.
– Utilize protetores para cantos de mesas, armários e cadeiras.
– Mantenha suas ferramentas em bom estado; ferramentas danificadas devem ser reparadas ou substituídas.
– Certifique-se de que todos os bicos de sprays estejam direcionados para longe de você.
– Ao cozinhar, mantenha as panelas fechadas, evitando que algum líquido respingue e cause alguma queimadura nos olhos.

Tratamentos

Como nem todos os acidentes oculares conseguem ser evitados, o ideal é seguir algumas orientações em caso de uma lesão grave nos olhos.

  • Esfregar os olhos quando há presença de um corpo estranho (poeira, areia) pode causar abrasões na córnea. Esses arranhões são muito desconfortáveis ​​e causam vermelhidão nos olhos e sensibilidade severa à luz. Se você perceber que algo arranhou seu olho, é muito importante consultar seu oftalmologista.
  • Se um objeto estranho penetrar seu olho, procure atendimento médico urgente. Você pode causar ainda mais danos aos seus olhos se tentar remover o objeto ou esfregar o olho.
  • Traumas químicos e queimaduras oculares são geralmente causados por um respingo de líquido entrando em seu olho. Mas também podem ser causados ​​de outras formas, como esfregar os olhos e transferir um produto químico das mãos para os olhos ou borrifar os olhos com algum tipo de spray. Se algo espirrar em seu olho, coloque a cabeça debaixo de um fluxo constante de água da torneira por alguns minutos. Se você perceber que seu olho está vermelho ou embaçado, vá imediatamente ao seu oftalmologista ou a um pronto-socorro.

É importante tratar todos os ferimentos nos olhos como emergências em potencial, além de nunca hesitar em consultar um oftalmologista imediatamente. Não corra riscos com sua visão.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato