Dia Nacional de Doação de Órgãos: Doação de Córneas

26 de setembro de 2016
doação_de_córneas

No dia 27 de Setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data é importante para lembrar a importância do ato da doação de órgãos para salvar milhares de vidas. Na atualidade, o Brasil é o país referência mundial no assunto. Aqui no Portal da Visão falaremos sobre a doação de córneas.

Um gesto de extrema importância que permite a pessoas com alguma deficiência visual, decorrente de problemas na córnea (ceratocone, cicatrizes na córnea, úlceras de córnea, queimadura ocular, etc.), tenham a possibilidade de voltar a enxergar. Por isso hoje iremos mostrar como é feito o processo e quais são os critérios para a doação de córneas?

O primeiro passo é você ser um doador.

Para isso converse com os seus familiares e expresse a sua vontade de doar os seus órgãos. Pois, segundo a lei brasileira, a doação só pode ser feita se a família autorizar. Mesmo que na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conste a frase “Doador de órgãos e tecidos” a doação só poderá ser feita mediante autorização da família.

Os familiares que podem liberar a doação são: Cônjuge, mãe, pai, irmão, filhos, avô, avó e netos.

Feito isso poderão ser doadores pessoas que falecerem com idades entre 2 anos e 79 anos sem nenhuma doença infecciosa (HIV, hepatite, sífilis, etc). Pessoas cegas, mas com córneas saudáveis, também podem ser doadoras.

É importante destacar que durante vida se o doador usou lentes de contato ou óculos e teve alguma doença ocular, esses fatores não são impedimentos para que se ocorra a doação.

Podem doar as córneas pessoas que tiveram as seguintes doenças do sistema ocular:

Muitas pessoas ainda têm medo de autorizar a doação por não saber como é feito o procedimento e a preocupação de que deixe alguma deformidade.

Sobre a deformidade é mito, a doação da córnea não modifica a aparência do doador. Todo o processo é feito com uma técnica cirúrgica que não deixa marcas.

Também não há custo algum para a família do doador. Os custos envolvidos para a retirada do globo ocular e a preparação para a doação são bancados pelo Banco de Olhos.

Converse com sua família e seja um doador!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato